segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Valentine's Day (14 de Fevereiro)


(Introdução por Claus Aranha - link do blog dele ao lado)

"Amiguinhos e Amiguinhas, um lado um pouco mais "light" da cultura japonesa moderna...

Este sábado estava eu a fazer compras, quando vi os funcionarios montando uma prateleira vazia, e enchendo ela de chocolates... Páscoa?

Não exatamente. Aqui no Japão comemora-se o "dia dos namorados" no dia 14 de fevereiro. Nao apenas a data é diferente do Brasil, como o que se faz no dia também. No dia 14, as MENINAS dão chocolates para os rapazes. E não apenas para os namorados, mas para qualquer rapaz que elas queiram mostrar um senso de gratidão (ou dever) - colegas de
trabalho, veteranos(senpais) , chefes, amigos, etc.

Claro, de acordo com a relação, o chocolate varia. Para colegas de trabalhos e amigos vai aquele chocolate de "15 por 100 yen" mesmo. Se for para um amigo mais íntimo, o chocolate ja melhora um pouco. O topo de linha seria o "tezukuri", ou chocolate feito a mão, que "já diz tudo". Por outro lado, se for dar chocolate para um cara tchongo, pode ate colocar logo "giri" (dever) no chocolate ou no cartão para não passar a idéia errada.

Os rapazes, por sua vez, respondem com chocolates brancos, mas só no dia 14 de março (um mês depois). (mas em geral os rapazes não precisam responder "giri choco")"

Então pessoal, fala aê, Japão não é O lugar? Além de receber chocolate, não precisa dar de volta!!! Outros pontos interessantes também que aqui, segundo enquete de uma das colegas (e algumas experiências pessoais), costuma-se dividir a conta, ou se você paga uma vez, a mina paga a outra. Caraca, as minas aqui são verdadeiros cavalheiros!

Bom, mas o Valentine's Day é amanhã, e não vem me dizer que é só brasileiro que deixa pra última hora que hoje tava POWER lá em Umeda (mais ou menos o centro da cidade), muita mina comprando chocolate pra amanhã, eu vi a Sony Plaza (uma loja que também vende chocolates) que tinha mais de umas 50 minas na fila pra pagar, sem contar as outras que estavam rodando em busca do chocolate adequado. Só não tirei foto que, só pelo fato de eu ser gaijin (gringo), as minas tavam olhando pra mim, e eu não tenho essas caras ainda pra tirar foto na cara dura. Mas a foto que eu tirei e que tá lá em cima foi na Loft (loja de departamentos que sempre tem um estande na entrada do que se precisa comprar antes de datas festivas), na hora que eu cheguei devia ter o dobro de mulher que tá na foto, só que pelo mesmo motivo anterior eu não tirei. A foto foi tirada quando eu tava pra sair, vim por outro canto e mandei na mocó mesmo (sem contar que é proibido tirar fotos dentro da loja, e eu tirando foto logo do caixa...). Bom, ninguém me parou e tá aí, desculpem a falta de qualidade mas é o melhor que meu celular conseguiu fazer.

Esperanças de ganhar uns chocolates na louca amanhã rolam, vamos ver o que que sai... Tá na lista de "piadas a fazer" pegar um papelão e escrever "Chocolate please!" e andar no colégio com isso. Se eu arrumar alguém pra entrar na piada também vai rolar.

Abraço galera, mais uma vez o resultado da enquete fica pra depois, o sábado que era pra eu dormir eu saí, o domingo eu fiquei fazendo alguma coisa que eu não lembro agora até tarde (acho que tem algo com um arroz tosco que o colômbia fez) e hoje, 1 da manhã, vou dormir tarde de novo. Amanhã promete ser teeenso de acordar.

E, bom, já que nego já sacou a falta do número 4 na foto, o qual achei que iria dar mais trabalho para ser notado, escrevam alguma coisa engraçada sobre a foto nos comments dela, como minha irmã fez. Mais uma vez, o mais original ganha um postal de Osaka (e aproveitem que meu período em Osaka tá acabando).

Fui!
(ps: foi aniversário do Leonardo Caro - vulgo Colômbia- hoje, parabéns aÊ huevon hijo de puta!)

6 comentários:

laly disse...

Choco onegai! hehehe... Vai se empanturrar de chocolate, é? quero saber depois se tu vai ganhar alguma coisa ou não...

kisu!

alê disse...

se eu estivesse aí eu juro que entrava na piada... "please give my brother some chocolate" ehuehuehuehue
vou agitar as paradas aqui, verei com Dona Sandra hoje à noite. estou tentando ao máximo me concentrar pra fazer meu projeto ehuehuehue se pah termino ainda hoje =D
a piada que vc mandou por e-mail (o esquema do pobre)não teve graça, mas eu pensei na mesma coisa ontem. se pah eu estaria do lado dele trocando mó idéia... isso me assustou, mas não pude deixar de ficar aliviada (instinto de sobrevivência sempre se sobressai).
anyway, vc tá acompanhando as olimpíadas de inverno? tá massa demais!!! mais pro fim da semana vai rolar o Bobsled ("Jamaica has a bobsled team!" ahuahuahua) o Brasil vai competir nisso aí também, quem diria!
recebeu as fotos do papai? show de bola! fiquei com inveja da foto com os pingüins de Magalhães (fiquei MESMO). um dia eu também vou lá tirar foto!
deixa eu ir nessa, já enrolei demais ehehhe
beijão leke, se cuida, e tomara que receba muitos chocolates! (se vc estivesse aqui eu te dava um ihihihi)

fernandes disse...

E ai kemper blz?! Ai, fazer snowboard é massa pacas!! Mas realmente..depois tu fica com aqueles musculos normalmente inúiteis da perna doloridos pacas!!! mas vale o sofrimento! falow mlk! abraço

Krol disse...

Sumida, mas devidamente reaparecida!

Biiiiiiiiiiiill

E ai como foi??? ganhou mt chocolate?????

Bjo grande apesar do recado curto a saudade é enorme!

=*****

Anônimo disse...

OBA !!!! LIberô Geral ^o^ (Sede IV) ;;;;

Tem muita koisa "estranha" na foto:
1) tá tudo azul (no país amarelo);
2) os números estão expressos em algarismos arábicos (e todo mundo sabe que no Japão os arábes não são bem vistos);e
3)as bike e motoka estão de atravessado - quando o correto é de cumporido, né ?

Luiz Eduardo
P.S. - Alguém tem o endereço do blog do Kemper pai??

PKF! disse...

hehehe, eu tenho, tá alí do lado, no menu lateral da página principal deste blog. "Blog do Seu Kemps", só clicar que tá dentro, mas acho que tá meio desatualizado