terça-feira, junho 27, 2006

Mais Cozinha! (parte II - final)

Resolvemos fazer o bolo, mas nao sabiamos quando. Um dia, meia-noite, como estavamos de bobeira, resolvemos fazer a brincadeira. Serio, nao foi muito esperto pq alem do sono na hora, acumulou sono pro dia seguinte, mas dane-se, fizemos.

Agora imagina, dois cabacos na cozinha resolvendo fazer um Chiffon (nao sei como se escreve em letras humanas, soh em katakana). Como o Diogo eh mais cabaco que eu, e eu tive um pouco de experiencia gracaa as tardes a toa com a Dona Sandra ou naqueles dias que eu acompanhava Note e Anote ou Mais Voce, fiquei mais ou menos como em carga da operacao. Imagina que fantastico foi fazer uma receita sem balanca ou algo que possa medir a quantidade dos solidos, ou sem uma batedeira pra fazer "claras em neve" (talvez a classificacao seja, que nem o nome em japones, "merengue", uma vez que tinha acucar no meio). Do merengue saiu uma gororoba escrota, depois de mais ou menos 20min batendo o bagulho com a mao. A causa, ou eh falta de experiencia, ou eh falta de ferramentas (seja um batedor decente ou uma batedeira) ou o fato que meia gema caiu no meio das claras (sim, mesmo com o separador de gemas rolou uma goianada), mas que misturado com a outra gororoba amarela (gemas, farinha, fermento, baunilha, acucar, oleo e agua, medidas devidamente feitas no olhometro) ateh que saiu algo que prometia.

Hora de assar, dizia "num forno a 180 graus por 40min", mas era uma receita inteira, num forno convencional. Tinhamos um forno eletrico que tem timer ateh 15min e duas potencias (500W e 1000W) e um "forno" minusculo no nosso fogao a gas, o qual as chamas ficam em cima, tem um dial pra controlar a potencia do fogo mas nada de temperaturas. Como soh compramos duas formas pequenas, dividimos em 2 e deixamos 1 pra cada forno pra ver o que dava. O resto da receita (equivalente a mais uma forma) ia pro vencedor.

A 10 min no forno eletrico o bolo jah tava crescido, queimando um pouco (tava no 1000w, sabe-se lah quanto eh 180 graus!) e o outro sem sinal de vida. Paramos a 15 mesmo o do eletrico, o do convencional ficou lah pra ver se tinha futuro. O resultado do eletrico foi de longe melhor do que se poderia esperar de uma primeira tentativa fazendo tudo errado. Cresceu, assou, ficou bom. Matamos o bolo pra poder liberar a forma, adicionamos achocolatado (pra que mexer na que tah boa?) na receita e botamos fazer de novo. Desta vez cresceu mais ainda, tava mais bonito, passaram os 15min fomos tirar e o bolo deu AQUELA MURCHADA PALHA, ficando solado. Tava bom, mas solado. O do forno convencional abdicamos dele quando percebemos que a casca de cima estava carbonizada. E, por mais incrivel que pareca, debaixo ainda estava cru. Mas eu considero uma grande vitoria: um imprestavel (derrota), um solado mas gostoso (empate) e um aprovado (vitoria). Em espirito de copa do mundo, isso dah 4 pontos, mais do que o Japao fez no Grupo F, e se tirarmos o saldo de gols acho que dava pra passar a Australia tambem... Logo, vamos pra proxima fase!

Desta vez estamos nos preparando pra enfrentar o Chiffon de novo, lendo a receita com calma e escalando novos eletrodomesticos para compor nossa equipe. Hehehe, deixamos passar varias coisas na receita, porem devemos obter mais sucesso fazendo todos no forno eletrico, isso se nao comprarmos um forno maior.

Fica aqui o registro do nosso primeiro fracasso na cozinha: o bolo assado no forninho a gas, primeira "especiaria" que ninguem teve bolas de comer (tentamos).


E respondendo as perguntas:
Quanto a farinha: Po, fomos procurar a farinha do jeito que estava escrito no livro do 100en, tava em kanji e tal. Primeiro tivemos que descobrir a leitura pra poder perguntar, depois tentar achar, mas deu pra levar ateh.

Quanto ao separador de gema: Como o nome diz, serve pra separar a gema (duh). Do que, da clara! Sim, eh do ovo cru. Po, eu achei mais tranquilo usar o separador, nao eh nada sofisticado nao, eh como se fosse um anel de aluminio com uma chapa meio concava no meio do buraco que serve pra segurar a gema. O vao entre essa chapa concava e o anel permite que a clara passe, ficando beeeem mais tranquilo de separar, eh soh deixar a gravidade trabalhar!

Quanto a net: Serio, perdi as esperancas de ter net antes das ferias de verao jah, nego tah nos enrolando massa, estamos fazendo a n-esima ficha de registro jah, e os papeis de cancelar a de osaka nao deram sinal de vida (em teoria eu cancelei, mas por via das duvidas to deixando minha conta sem dinheiro, logo eles nao podem fazer debito em conta =D ). Ficamos na feh, irmaos, tenho saudades do MsN...

3 comentários:

alê disse...

coeeeh leke!
viu o fiasco ontem ou nem perdeu seu tempo? que vergonha, perder de novo pra França de um jeito ridículo. até Gana jogou melhor que o Brasil, pelamor!!! bem que eu disse e nego não acreditou, Brasil rumo ao VEXA!
quando eu for pra tua casa eu te ensino a fazer um bolo bão! e a separar gema na casquinha =P
saudades de vc!
beijão!

Claus disse...

Pqp! Nem pra voces me convidarem, ne seus Guebas! :-D Ontem eu fui atacado por uma japonesa neurotica, e no pior dos sentidos possiveis. Bom, proxima vez que voces forem tentar fazer bolo, lembrem-se do tiozinho aqui que mora no interior. rsrs

Alias, ouvi dizer que outra coisa que pode-se usar pra fazer bolo eh suihanki! (panela de arroz)

Falous!

Leonardo disse...

Vc assistia Mais você? Não fala esse tipo de coisa em público não mlk. Pega mal. Ow, cade meu cartão que você ia mandar? Sabe se já chegou preu poder ir pegar?
Falows mlk!