segunda-feira, julho 10, 2006

SUSHI!

Nota do PKF: meu blog estah parecendo programa de culinaria. Nao sei por que, mas creio que ultimamente as aventuras na cozinha sao as coisas mais divertidas que tenho feito. A esperanca eh o periodode Ferias de Verao, onde creio que eu vah ter coisas diferentes pra contar. Vou ver tambem se consigo reparar mais as merdas que eu tenho feito na minha rotina pra reportar aqui...
Segunda Nota do PKF: eu ia postar ontem, escrevi tudo ontem, mas o server do colegio tava de mal humor. Venci ele agora, estao aih com as fotos!

Entao, a pedidos dos fas, aprendi a fazer sushi. Agradecimento especial ao Claus, que nao satisfeito em ensinar a "receita", veio aqui em casa fazer o sushi, e a Mariana... ops, Marilia!, que veio aprender tambem! Participacao tambem do Corvo, na aula de "trabalhos manuais".

Tudo comecou com eu me deslocando ateh Takadanobaba para encontrar os dois (Claus e Marian... MARILIA!). Por causa da arrumacao que estava fazendo em casa, perdi o trem que iria chegar no horario. Mandei um mail avisando "vou chegar 10min atrasado", paguei um ronca no trem, cheguei lah, ninguem. "E ae, onde estao?" "Me dah mais 15min que eu chego". Bele, pelo menos nao saih de atrasado!

Parada basica no mercado pra comprar os ingredientes e tomamos um pau pra achar a "wasabi", ou "raiz forte" pra quem preferir. E depois que achamos numa secao mocada, chegamos a conclusao (e comprovamos depois, duh) que tinha algumas proximo dos peixes para sushi. "O obvio eh dificil de ver", dizem.

Ao caminho de casa, mais uma parada, desta vez no game center, pra tirar purikura. Nao vou postar as purikuras, se os outros dois postarem (o blog do Claus tah nos links aqui do lado) peguem deles, ou entao fica pra quem vier ateh aqui e ver minha agenda. Nao tenho scanner, sabe-se lah onde tah minha digital e falta forca de vontade. Mas como esse post jah tem altas fotos, compensa! (se bem que as purikuras tem a moral de ser comedia...)

Ok, hora de comecar. Pega arroz, poe na 炊飯器 (sui han ki - a panela de fazer arroz eletrica, extremamente mao-na-roda) e senta pra jogar conversa fora. Nosso AACCI (Acessor de Assuntos Culturais e de Cultura Inutil, a.k.a. Claus) nos ensinou uns 3 jogos-que-japas-jogam, dois com baralho e um parecido com purrinha. Mal galera, se eu for descrever como funfa, ou eu vou escrever bagarai ou nao vai ser compreensivel.

Passado o tempo do arroz, comecou a aula de trabalhos manuais: pega o arroz com uma colher, poe na mao molhada, faz as bolinhas (ou "charutinhos", se preferirem. ou ainda "forma de balao de zeppelin"), passa wasabi pra "colar" o peixe, enrola com nori (a alga) e tah feito. Tentei fazer o do arroz enrolado na nori (ao inves dos charutos), mas a nori era pequena demais, ficou trash. Comestivel, mas trash. Ah, antes que eu me esqueca:

Definicao Basica:
Sashimi: peixe cru (peixe cru -> boca)
Sushi: arroz enrolado com peixe cru (arroz->peixe cru->boca)

Depois de duas tentativas mais ou menos mal-sucedidas (no sentido de ficar apresentavel), Claus saiu do "sushi" pro "sashimi com arroz". A diferenca eh a ordem com que se faz as coisas (peixe cru & arroz ->boca), mas o gosto eh o mesmo. Enquanto comiamos o sushi, descobrimos o porque da traducao "raiz forte", e que, se for usar de cola, nao alopra. Mas deu pra curtir o "rango".

Ok, sushi, deu pra dar o gosto na boca, mas falta algo ainda, as bolinhas de arroz nao deram conta de amansar o dragaozinho. Como jah estavamos de fazer um outro bolo, fomos experimentar uma receita que Dona Sandra fez o favor de mandar, de um bolo misto (baunilia e chocolate), que nao aparentava ser muito dificil.

Geral pra cozinha, comecamos a fazer a receita. No meio estava escrito "adicione o leite a massa". Bele, pega o leite, mede o leite... perae, tah faltando a medida de leite na receita! Vai eu passar o fio pro Brasil, diretamente para a fonte da receita, pra sanar a duvida. Superados os problemas, poe pra assar no power-forninho-eletrico e em 15min temos o resultado: mais um sucesso culinario do/no Go-Maru-Go (505)! Nao sei por que teve uma parte do chocolate que nao assou, mas virou uma especie de brigadeiro! Rolou tambem um milk-shake de laranja e um batido de baunilha (tah quente!) pra acompanhar. No final, os convidados tiveram que ir embora por causa do horario, e acabou sobrando um bolo no forno, que estava assando...

Entao, eh isso ae! Vitoria no sushi e no bolo, mais pontos na conta! Brigadao mesmo pra geral que se deslocou ateh o buraco em que eu me escondo pra fazer a farra, valeu a pena mesmo! E o segundo bolo ficou duca! Fica aih um convite pra proxima experiencia, que ainda nao sei qual vai ser. Pao, talvez? serah que eu consigo? Dona Sandra, passa a receita de pao do X-tudo ae, ou daquele pao de leite condensado, tento os dois!

Abraco galera, e ateh a proxima!


(o server aqui do colegio bloqueou o upload das fotos, vou consertar assim que possivel e botar as fotos, mal ae)

6 comentários:

Claus disse...

Hehehe

Voce fala que nao comemos o segundo bolo por falta de tempo... to sabendo que voce programou direitinho o tempo de fazermos as receitas pra ficar com o segundo bolo todo pra ti, malandro :-D

Errr, vai ficar dificil botar as puricuras no meu blog, so se eu for bater foto da minha agenda. Vamos ver... Voce tambem pode dar umas puricuras dessas como mais uma das promocoes do teu blog :-)

Leonardo disse...

Bom, agora que você já fez sushi pq eu enchi o seu saco, está na hora de vc aprender a fazer yakisoba (sei que não é japonês, mas serve tb) eauhaeuaehuaehaeuhaeu
Zueira mlk, fazer sushi já tá de boa, agora é só voltar pro Brasil e providenciar um rango pra geral aki.
Liguei pra sua casa hoje de manhã pra ver a de qual é do cartão mas ninguém atendeu, então eu ligo amanhã mesmo...
Abraços mlk!

Lelê Google disse...

cara demorou muito até eu pensar que purikura pode ser uma corruptela de película! é isso mesmo? no sentido de foto, eu imagino...
leeeeke vc desenterrou o pão do X-tudo! amanhã eu agito pra vc, espero q a gente ainda tenha essa receita ;-) lembro q era ridícula de fácil, taca tudo no liquidificador e depois no forno.
mas que coisa, meu irmão está mais prendado do que eu =P ehehehe vai aprendendo mesmo, eu e o Bruno gostamos muito de sushi e vc vai ter que fazer pra gente!
beijão!!!

Leonardo disse...

Fala mlk doido, peguei meu postal hoje com a Ale... Ow, eu nao quis deixar meu endereço aki pq nao gosto do meu endereço na internet pra qualquer um ler. E nao mandei por e-mail por preguiça =P Era mais fácil ir pegar lá na sua casa...
Mlk picareta, fica mandando postal de onde ele nunca foi =P To de onda, mas eu vou querer akele postal do Fuji sim.
Ow, nao sei se vai rolar deu ir praih fim do ano. Eu tava aki pensado, se eu for talvez nao tenha grana suficiente, e aih pode ser q programas massas morram por minha causa. Mas se eu nao for e ficar por aki, aih ano q vem eu nao preciso mais estagiar, basta eu ficar me mantendo com a grana acumulada, daih rola de estudar prum concurso massa. Mas vamos ver, joguei hoje na mega sena... Se eu levantar alguma grana ateh lah (sabe-se como) rola, mas por enquanto acho q eu nao vou mais nao, infelizmente.
Falows mlk!!

Erica Butterfly disse...

Oieeeeeeeeeeeee
Olha eu aqui outra vez!
Se vc tiver orkut, entra na minha comunidade (EU AMO COZINHAR), já tem mais de 27000 membros e lá tem tudo quanto é tipo de receita!
Senti saudades, agora estou de férias e vou sassaricar mais por aqui...
bjs

alê disse...

leeeeeeeeke
tá viajando? nunca mais deu notícias...
saudades de vc!
=***** se cuida!